Hotel ou B&B?

Uma opção de hospedagem ainda pouco utilizada pelos brasileiros é o B&B (Bed And Breakfast), talvez pela falta de conhecimento. Realmente, quando fazemos buscas por hoteis e procuramos avaliações, os B&B se encontram em outra aba (por serem outra categoria de hospedagem), exigindo mais um click para aparecerem. O número de avaliações por vezes também assusta: são muito poucas, mas é porque cada B&B oferece poucos quartos (não raro 2 ou 3), logo hospeda menos gente.

Não se engane, um B&B realmente não é um hotel, mas uma opção mais intimista de hospedagem. Cito aqui as principais diferenças que percebi, para que você possa avaliar se é uma boa escolha para você:

Um hotel tem uma fachada, uma recepção e placa na porta, facilitando a sua localização. Um B&B oferece um quarto em uma casa, logo você terá um endereço, não necessariamente com alguma indicação de B&B. Ao chegar você recebe a chave do quarto e a do prédio, com as instruções de como acessar. Você abre e fecha a porta, se vira com as lâmpadas e acessa seu quarto.

Um hotel tem o acesso aos quartos por um corredor cheio de portas, num B&B o acesso costuma ser por dentro da casa de seu anfitrião (pode até ser um puxadinho com acesso independente, mas não conte com isso) e não estranhe ser encontrar um filho vendo TV ou a anfitriã dando comida para seu filho pequeno, preparando o jantar ou passando com a roupa suja.

Enquanto num hotel cada hora tem uma turma na recepção, que, por mais cordial que seja, mantem uma certa distância, num B&B você é hospede da família, que normalmente terá prazer em indicar os melhores locais, em travar uma conversa animada, etc. Desconfie de B&B com anfitriões distântes, pois perderão o melhor da festa.

Por fim, apesar de geralmente não contar com as facilidades de um grande hotel, como piscina, sauna e sala de ginástica, oferece quartos muito maiores e caprichados que o que você consegue pelo mesmo preço em um hotel.

E é claro que os B&B oferecem café da manhã (em todos os que fiquei era fartíssimo, e muitas vezes com produtos caseiros como geleias bolos e iogurtes feitos pela própria dona), o que não ocorre com todos os hoteis no exterior (tendência que começa a surgir em algumas redes aqui no Brasil também, como os da rede ACCOR.

Então, na sua próxima viagem vai arriscar?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s