Trufas e champignons

Acostumada a encontrar facilmente uma trufa de chocolate em qualquer bombonière, sempre tive curiosidade de saber o gosto de uma trufa de verdade. Estas só conhecia por filmes e histórias: uma iguaria que nasce em baixo da terra e é encontrada por porcos, mas nunca tinha visto uma.

Pesquisando sobre o que fazer em Dijon e proximidades, encontrei um lugar em Marey les Fussey chamado Maison Mille Truffes et Champignons. Como era um “desvio” no caminho para Lyon, resolvemos verificar.

Sem muitas informações sobre o endereço: Route des Villiers, Marey les Fussey, resolvemos nos arriscar. Afinal o que seria de uma viagem sem as pequenas aventuras?

O caminho em si foi super agradável, vinhedos para todos os lados:

vinhedo

Eis que surge a beira da estrada uma casinha, meio difícil de ver, por estar um pouco abaixo do nível da estrada, que era a Maison Mille Trufes et Champignons:

trufa0

A experiência foi indescritível, as explicações eram um pouco longas, mas descobrir o que é uma trufa, como nasce, sua colheita e seu sabor, ficarão eternamente em minha memória. Sim: tinha degustação, apesar de não ser época de trufas (início do inverno). Provamos diversas iguarias feitas com trufas. O sabor é realmente único. Pode-se identificá-lo claramente mesmo dentro de preparações com sabor mais forte, como um paté de foi gras.

Pra esclarecer brevemente: trufas são champignons (fungos) que nascem sob a terra, presos em raízes (diga-se de passagem feias de doer, umas bolas pretas sem forma muito definidas, que provavelmente deram origem ao nome das primas de chocolate).  Sei preço varia de acordo com o seu tipo e as brancas atingem milhares de euros.

Em tempo: como o nome diz: não são só trufas que são exploradas no local, mas há inúmeras variedades de champignons, dentre saborosos, comestíveis, sem valor, alucinógenos e venenosos, com ilustrações e explicações para todos os lados.

Visitando essa região não deixe de passar por lá. Você terá muita coisa para contar.

trufa1

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s